O que é o evolucionismo?

O Evolucionismo é um projeto de divulgação científica fundado em outubro de 2008, parte de uma iniciação científica quando o fundador era bolsista do Laboratório de Biologia Evolutiva da Universidade de Brasília. Mais tarde, o Evolucionismo ganhou também o apoio do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, quando o fundador cursava mestrado por lá (2010-2012), e foi premiado com o Outreach Fund da Sociedade Europeia de Biologia Evolutiva (2014).

O fundador é o biólogo geneticista e jornalista Eli Vieira. O principal parceiro contribuidor, especialmente nas respostas a perguntas do público, é o biólogo Rodrigo Véras. O Evolucionismo começou na extinta plataforma Ning, com a seção de perguntas e respostas no Tumblr, e ficou um longo período hospedado independentemente, iniciando nova fase em 2024 (com unificação dos textos originais e respostas ao público) com uma migração para a plataforma Substack.

O termo “evolucionismo” não é exatamente acadêmico. Como “darwinismo”, não é o mais adequado para descrever a teoria da evolução, que não depende da figura de Darwin e é a principal teoria de todas as ciências biológicas. Porém, os dois termos são usados por leigos, muitas vezes por aqueles com ceticismo irrazoável contra a teoria. A ideia de adotar o termo foi tornar positivo o que era usado de forma pejorativa, e expandir a cobertura de divulgação para além das últimas descobertas científicas, incluindo desdobramentos mais amplos da “perigosa ideia de Darwin”, como colocou o filósofo americano Daniel Dennett em seu livro homônimo.

Evolucionismo é uma publicação apoiada por leitores. Para receber novos posts e apoiar meu trabalho, considere tornar-se um assinante gratuito ou pago.

Subscribe to Evolucionismo

Desde 2008 divulgando os desdobramentos da perigosa ideia de Darwin

People

Brazilian biologist, with an MSc. in genetics from Cambridge University & interest in philosophy. Writer, editor, and teacher. Dextrohepatic.