Evento "Fritz e Hermann Müller - Alemanha e Brasil na Consolidação do Darwinismo", confira aqui

Um espaço para agregar ciência e filosofia sobre evolução biológica. Contribua!

VOLUCIONISMO tem sido usado pejorativamente por pessoas de cosmovisão sobrenaturalista para tratar injustamente a aceitação da Teoria da Evolução como se fosse uma doutrina paralela a outras, como se fosse uma aceitação acrítica de dogmas e postulados inverificáveis acerca dos processos que se passam nas espécies vivas deste planeta.


Não há, neste sentido, tal doutrina. A aceitação de um fato da natureza não implica num "ismo" que concorra com outros na sedução de mentes como se houvesse outra alternativa válida a ser aceita.

Não há alternativa científica à Teoria da Evolução, pois ela perpassa transversalmente todos os campos de estudos sobre os seres vivos, e é bem-sucedida na explicação de origem das entidades e fenômenos biológicos como nenhuma outra abordagem.

Quando se fala em EVOLUCIONISMO aqui, o aspecto posto em foco é outro: o poder explicativo desta forma de pensar divulgada por Charles Darwin e Alfred Russel Wallace.

Por poder explicativo, entende-se solidez como teoria filosófica. E em Filosofia sim, todas as alternativas têm lugar, não porque todas explicam bem, não porque todas são críveis, mas porque a mente filosófica admite considerar todas (o maior número possível) antes de descartar a maioria (porque o número de explicações plausíveis é evanescentemente pequeno em relação ao número total de explicações concebíveis).

Portanto, EVOLUCIONISMO não é doutrina. É um modo de pensar. Além de ser uma boa teoria filosófica, alcança sua expressão na teoria científica que é a espinha dorsal da Biologia moderna.

"Se recusas todas as sensações, não terás mais possibilidade de recorrer a nenhum critério para julgar as que, entre elas, consideras falsas. (...) Cingindo-se bem aos fenômenos, podem fazer-se induções a respeito do que nos é invisível. (...) Deve recordar-se sempre o método da multiplicidade [de causas possíveis para os fenômenos naturais]."
Epicuro de Samos

Exibições: 803

Comentar

Você precisa ser um membro de Evolucionismo para adicionar comentários!

Entrar em Evolucionismo

Comentário de Eli Vieira em 9 julho 2009 às 0:36
Comentário de Eli Vieira em 29 junho 2009 às 15:43
Novos banners:

Comentário de Eli Vieira em 13 maio 2009 às 11:46

Comentário de Eli Vieira em 3 março 2009 às 12:04
Debate sobre a suposta relação entre as ideias de Darwin e as ideias de Hitler:
Darwin e Hitler - Guga vs. Iba.pdf
Comentário de Eli Vieira em 13 dezembro 2008 às 18:34

© 2014   Criado por Eli Vieira.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço