Para acessar os artigos relatando e analisando a descoberta de 1500 fósseis, encontrados em um sistema de caverna sul africano e atribuídos a nova espécie humana, Homo naledi, veja aqui e aqui.

Um espaço para agregar ciência e filosofia sobre evolução biológica. Contribua!

agosto 2010 Posts no Blog (4)

Casais gays e formigas: a evolução pode explicar o altruísmo social?

Que semelhança notável há entre as formigas e a adoção de crianças por casais gays?



Não, não é que ambos causam urticária em muita gente. É que, ainda que haja controvérsia sobre quem pode adotar uma criança, não é surpresa que nós como seres sociais cuidemos dos filhos biológicos dos outros - assim como as formigas fazem.



A maioria…

Continuar

Adicionado por Eli Vieira em 30 agosto 2010 às 6:00 — 3 Comentários

Como varrer uma calçada no meio de uma multidão.

Não é nada fácil retirar um objeto de um lugar e colocá-lo em outro lugar. Se estiver em repouso em um referencial inercial é necessário, antes de mais nada, imprimir uma aceleração através da ação de uma força, o que implica um rearranjo na distribuiçao de energia em suas diversas formas e as consequentes modificações nas variáveis termodinâmicas do sistema físico em questão. Como é bem sabido, na estação do Inverno as calçadas e praças das cidades bem arborizadas ficam forradas de folhas…

Continuar

Adicionado por LUIZ SERGIO DADARIO em 28 agosto 2010 às 16:00 — Sem comentários

Conceitos problemáticos em evolução parte II: Causa e Acaso

ResearchBlogging.org "Ajudar as pessoas a compreender a evolução não é uma questão de acrescentar aos seus conhecimentos já existentes, mas ajudá-los a rever seus modelos anteriores do mundo para criar uma maneira inteiramente nova de ver" (Sinatra et al., 2008).





A epigrafe deste artigo nos remete a questão… Continuar

Adicionado por Rodrigo Véras em 9 agosto 2010 às 12:00 — 4 Comentários

Regra a três

Quando estudamos a história evolutiva das espécies, suas interações ecológicas com outros indivíduos e com o meio, sua dinâmica de populações e das comunidades, podemos chegar a conclusão que uma eterna luta é travada na natureza, seja numa floresta úmida, num deserto solitário e escaldante, nas termas submarinas e ácidas ou até mesmo dentro dos nossos do corpos. Um guerra entre presa, predador, e entre indivíduos da mesma espécie, onde somente um sai vencedor...…



Continuar

Adicionado por L. Felipe B em 3 agosto 2010 às 22:48 — 4 Comentários

Arquivos mensais

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

© 2017   Criado por Eli Vieira.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço