Para acessar os artigos relatando e analisando a descoberta de 1500 fósseis, encontrados em um sistema de caverna sul africano e atribuídos a nova espécie humana, Homo naledi, veja aqui e aqui.

Um espaço para agregar ciência e filosofia sobre evolução biológica. Contribua!

Evolução do cérebro e da mente por Carl Sagan

Carl Edward Sagan (Nova Iorque, 9 de novembro de 1934 — Seattle, 20 de dezembro de 1996) foi um cientista e astrônomo dos Estados Unidos da América. Em 1960, obteve o título de doutor pela Universidade de Chicago. Dedicou-se à pesquisa e à divulgação da astronomia, como também ao estudo da chamada exobiologia. Foi um excelente divulgador da ciência (considerado por muitos o maior divulgador da ciência que o mundo já conheceu).

Morreu aos 62 anos, de pneumonia, no Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, depois de uma batalha de dois anos com uma rara e grave doença na medula óssea. A Ciência perdeu um grande defensor, divulgador e incentivador dela na atualidade.

Legendas por Professor Toid.
www.professortoid.blogspot.com

Exibições: 364

Comentar

Você precisa ser um membro de Evolucionismo para adicionar comentários!

Entrar em Evolucionismo

Comentário de Daniel Foschetti Gontijo em 8 março 2010 às 14:09
Belo, cativante e cônscio Carl Sagan! Quero rever Cosmos assim que puder!

A respeito do encéfalo triúnico, teoria de Paul McLean, cabe considerar que os dois cérebros "inferiores", o reptiliano e o mamífero, continuaram sofrendo mutações no decorrer da nossa evolução. Como os genes trabalham em equipe, arquitetar um córtex tão complexo quanto o da nossa espécie demanda ajustes nos departamentos com os quais intercambiará informação.

A respeito da afirmação de que nossa consciência "está" no córtex, há objeções vindas de neurocientistas como Antônio Damásio, que apregoam que seus pilares estão em regiões bem mais antigas do encéfalo. O que Damásio chama de "consciência central" pode estar presente em diversas outras espécies, e o córtex, especialmente o pré-frontal, teria mais influência numa modalidade de consciência por ele denominada "ampliada". Tal consciência permite planejamento, antevisão e o uso da linguagem tal como o fazemos.

© 2017   Criado por Eli Vieira.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço