Para acessar os artigos relatando e analisando a descoberta de 1500 fósseis, encontrados em um sistema de caverna sul africano e atribuídos a nova espécie humana, Homo naledi, veja aqui e aqui.

Um espaço para agregar ciência e filosofia sobre evolução biológica. Contribua!

Os Impactos Atuais do Darwinismo: "Evolução" de Brian e Deborah Charlesworth, da L&PM

"Há menos de 450 anos, todos os estudiosos europeus acreditavam que a Terra era o centro de um universo de, no máximo, alguns milhões de quilômetros de extensão e que os planetas, o Sol e as estrelas giravam em torno desse centro. Há menos de 250 anos, eles acreditavam que o universo havia sido criado, basicamente em sua forma atual, há cerca de 6 mil anos, embora, na época, se soubesse que a Terra orbitava ao redor do Sol como os outros planetas e um universo de dimensões muito maiores fosse amplamente aceito. Há menos de 150 anos, prevalecia entre os cientistas a idéia de que a Terra em seu estado atual é produto de, no mínimo, dezenas de milhões de anos de transformações geológicas, mas ainda predominava a crença de que Deus criou todos os seres vivos.

Em menos de 500 anos, a utilização implacável do método científico de inferência com base na experimentação e na observação, sem recorrer à autoridade religiosa ou governamental, transformou por completo o modo como concebemos nossas origens e nossa relação com o universo. Além da fascinação intrínseca à visão do mundo revelado pela ciência, isso teve um enorme impacto sobre a filosofia e a religião. As descobertas da ciência indicam que os seres humanos são produto de forças impessoais e que o mundo habitável é uma parte minúscula de um universo de imenso tamanho e duração. Independentemente das crenças religiosas ou filosóficas de cada cientista, todo o programa de pesquisa científica baseia-se no pressuposto de que o universo pode ser compreendido nesses termos."

 

O que vocês leram nos parágrafos anteriores são trechos do primeiro capítulo do livro "Evolução", da série "Encyclopaedia", de autoria dos pesquisadores Brian e Deborah Charlesworth, lançado recentemente pela editora L&PM Pocket.  A teoria do naturalista britânico Charles Robert Darwin ultrapassou o campo das ciências naturais e se estendeu pelas ciências humanas e por toda a cultura contemporânea. Hoje, a teoria da evolução é um dos temas mais debatidos entre religiosos e cientistas. Para além da teoria evolucionista, o livro demonstram como a evolução opera em nossas vidas a partir de exemplos práticos, como as bactérias que se tornam resistentes a antibióticos ou o aumento da longevidade dos seres humanos. 

"Todos os organismos existentes na atualidade são os descendentes de moléculas autorreplicantes que se formaram por meios puramente químicos há mais de 3,5 bilhões de anos. As formas sucessivas de vida foram produzidas pelo processo de "descendência com modificação", como o chamou Darwin, e estão relacionadas umas às outras por uma genealogia ramificada, a árvore da vida. Nós, seres humanos, somos mais próximos dos chimpanzés e dos gorilas, com quem tivemos um ancestral em comum há 6 ou 7 milhões de anos. Os mamíferos, o grupo ao qual pertencemos, e as espécies existentes de répteis divergiram de um mesmo ancestral há cerca de 300 milhões de anos. A origem de todos os vertebrados (mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes) remonta a uma pequena criatura similar a um peixe que carecia de espinha dorsal, que existiu há mais de 500 milhões de anos. Recuando ainda mais no tempo, torna-se cada vez mais difícil discernir as relações entre os principais grupos de animais, plantas e micróbios; porém, conforme veremos, seu material genético apresenta claros sinais de ancestralidade comum", dizem os autores em outro trecho do capítulo inicial do livro.

O propósito do livro é apresentar ao leitor alguns dos mais importantes conceitos, procedimentos e descobertas elementares da biologia evolutiva, assim como seus avanços desde as primeiras publicações de Darwin e Wallace sobre o assunto, há mais de 140 anos. A evolução fornece um conjunto de princípios unificadores para toda a biologia; também ajuda a compreender a relação dos seres humanos com o universo e uns com os outros. Além disso, vários aspectos da evolução têm importância prática; por exemplo, a rápida evolução da resistência de bactérias a antibióticos e do HIV a drogas antivirais impõe problemas prementes à medicina.

________________________________________

  • Charlesworth, Brian e Charlesworth, Deborah EVOLUÇÃO [Tradução de Janaína Marcoantonio] Porto Alegre: Coleção L&PM Pocket; 1° edição, 2012. 176 páginas - ISBN 978-85-254-2659-8

Exibições: 1250

Comentar

Você precisa ser um membro de Evolucionismo para adicionar comentários!

Entrar em Evolucionismo

Comentário de Rodrigo Véras em 14 junho 2012 às 17:44

Desculpe, José. Como vieram dois posts reptidos e um deles sem título, acabei me atrapalhando na hora de editá-los e formatá-los.

Abraços,

Rodrigo

Comentário de Rodrigo Véras em 14 junho 2012 às 17:41

José, excelente dica. Estava procurando exatamente este livro em Inglês ('Evolution: A Very Short Introduction') já fazia um tempinho que, como outros desta coleção "Encyclopaedia" da L&PM, foram publicados originalmente na excelente coleção na Editora da Universidade de Oxford (OUP) conhecida como "A Very Short Introduction". Eu já havia comprado o exemplar Dinossauros, de David Norman, de tradução de Otavio Albuquerque, e agora graças a você descobri este do casal de biólogos evolutivos de Edimburgo,  Brian e Deborah Charlesworth. Depois disso, ao fuçar no site, decobri que já publicaram também o excelente livro do paleontólogo Michael J. Benton, "História da Vida", que eu já havia lido em inglês. Todos também são ótimas dicas desta coleção que esta cheia de preciosidades que foram originalmente editadas pela OUP. Um viva à L&PM pela iniciativa.

É bom lembrar também que os primeiros capítulos deste e de outros livros da coleção podem ser baixados gratuitamente em PDF do site da coleção.

Abraços,

Rodrigo

© 2018   Criado por Eli Vieira.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço