Para acessar os artigos relatando e analisando a descoberta de 1500 fósseis, encontrados em um sistema de caverna sul africano e atribuídos a nova espécie humana, Homo naledi, veja aqui e aqui.

Um espaço para agregar ciência e filosofia sobre evolução biológica. Contribua!

maio 2011 Posts no Blog (6)

Uso e Abuso do registro fóssil: o caso do “Peixíbio” - Parte II

Apresentação:

Para qualquer um que tenha se deparado com criacionistas, e discutido sobre as evidências em favor da evolução, talvez, um dos comportamentos mais irritantes, por parte deles, é a veemente negação de que existem fósseis de transição entre grandes grupos de seres vivos. Uma das estratégias que permite aos criacionistas incorrerem em tal atitude é a distorção do conceito de "…

Continuar

Adicionado por Rodrigo Véras em 25 maio 2011 às 9:00 — 3 Comentários

Uso e Abuso do registro fóssil: Definição dos Termos Parte I

A confusão na literatura criacionista é notória. A maneira como distorcem conceitos, desconsideram as práticas e procedimentos dos cientistas, especialmente biólogos e paleontólogos, é uma mostra dos baixíssimos padrões intelectuais deste movimento, além do desrespeito com o ofício dos pesquisadores. A paleontóloga Penny Higgings escreveu dois excelentes artigos para a iniciativa Intelligent Design…

Continuar

Adicionado por Rodrigo Véras em 25 maio 2011 às 8:30 — Sem comentários

Gene do melanismo encontrado em mariposas de Manchester (ou quase)

Alguns meses atrás foi feita a seguinte pergunta no formspring evolucionismo:

 

“A comprovação do evolucionismo pelas mariposas negras e marrons é um fato falso mesmo como vi num site de criacionismo?”…

Continuar

Adicionado por Rodrigo Véras em 23 maio 2011 às 5:30 — 1 Comentário

Por que cinco dedos?

A pendactilía é a condição ancestral de todos os tetrápodes viventes e, embora sejam reportados indivíduos po lidáctilos,não são conhecidas espécies de tetrápodes amniotas modernos com mais de cinco dedos; apesar…

Continuar

Adicionado por Rodrigo Véras em 22 maio 2011 às 2:30 — Sem comentários

O preço da complexidade

Philip Ball [The Achilles' heel of biological complexity ], ao comentar sobre um novo artigo da Nature afirma, “A complexa teia de ResearchBlogging.org interações entre as proteína nas…

Continuar

Adicionado por Rodrigo Véras em 20 maio 2011 às 8:00 — Sem comentários

As cinco regras básicas para a evolução da cooperação

ResearchBlogging.org

Durante muito tempo a cooperação foi um dos grandes mistérios para as abordagens evolutivas. A cooperação é algo tremendamente importante e não diz respeito exclusivamente aos animais com um certo nível de inteligência. De fato, está por trás da emergência de novos níveis de organização biológica que, assim como os casos de…

Continuar

Adicionado por Rodrigo Véras em 9 maio 2011 às 21:00 — 4 Comentários

Arquivos mensais

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

© 2017   Criado por Eli Vieira.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço